DestaquePolítica

Janela partidária está aberta não achem estranho o político mudar de partido

Com abertura da janela partidária ato que permite que políticos troquem de partido, a expectativa é que essa troca seja a maior da história política do brasil o fato se daria por aliados do presidente saírem do União Brasil que é a fusão entre os partidos DEM e PSL, filiando-se ao PL partido no qual o presidente irá disputar a reeleição.

No passado existia o entendimento de que todo e qualquer político poderia fazer a troca na janela partidária, mas em 2018 0 TSE assentou que só terá direito a trocar de partido o legislador que estiver em fim de mandado. Desta feita vereadores só terão direito a janela partidária em 2024 ano que acontecerá às próximas eleições municipais.

A janela partidária não é única hipótese de mudança de partido durante o mandato as outras hipóteses são a fundação de um partido novo, fim ou fusão, desvio de programa partidário e discriminação pessoal. Ainda que qualquer político saia de seu partido que não seja pelos motivos acima citados poderão perder seus mandatos.

Por Anderson Braga

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo