Brasil/MundoDestaque

Supremo Tribunal Federal autoriza extradição de italiano um dos mais procurados da Europa

Nesta terça-feira (8), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu o pedido de extradição do Italiano Rocco Morabito, considerado um dos foragidos mais procurados da Europa, acusado de participar de uma das maiores organizações criminosas da Itália.

O pedido foi apresentado pelo governo italiano que visa fazer com que Rocco Morabito cumpra quatro condeações que pesam contra ele no país, as condenações são por tráfico internacional de drogas e envolvimento com organizações criminosas todos os crimes ocorridos em Milão.

De acordo com informações das autoridades italianas o criminoso seria um dos líderes da organização criminosa conhecida como ‘Ndrangheta’, e ele já teria empreendido fuga do sistema prisional uruguaio no ano de 2019, momento em que aguardava processo de extradição.

Na sessão o colegiado seguiu o voto da relatora a ministra Cármen Lúcia, que de acordo com a ministra não impedimento para que o STF autorize a extradição, a decisão está sujeita ao presidente da República. Visando que o extraditando seja entregue, a Itália deverá assumir o compromisso de considerar o tempo de prisão no Brasil, assim observando o tempo máximo de 30 anos para penas privativas de liberdade.

Durante os trabalhos, ainda, a turma afastou a alegação de prescrição com base nos Códigos Penais dos países.

Por Anderson Braga

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo