AlagoasDestaque

Socorristas do Samu AL atendem grávida com complicações no parto e salvam bebê em Maceió

Procedimentos foram realizados ainda dentro da ambulância, a caminho do Hospital Universitário

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas atenderam, nesta quarta-feira (18), mais uma gestante com complicações no parto. Desta vez, a paciente de 27 anos e grávida do seu sexto filho, deu à luz ainda dentro da ambulância que a levava do bairro Benedito Bentes, em Maceió, para o Hospital Universitário (HU), especializado em partos de alto risco.

Inicialmente, uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu Alagoas foi deslocada para a ocorrência, mas, ao chegar no local, os socorristas perceberam se tratar de mais um caso de parto pélvico. Isso significa que a criança estava “sentada”, ou seja, na posição contrária, sendo necessário uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para atender o caso.

A equipe médica da USA fez então a interceptação dos pacientes e, de acordo com o médico socorrista do Samu Alagoas, Carlos Jorge, a criança nasceu já em parada cardiorrespiratória. “A pequena teve aspiração de mecônio e precisamos realizar reanimação cardiopulmonar, aspiração de vias aéreas e intubação orotraqueal. É sempre um procedimento bem delicado, principalmente em uma criança com apenas minutos de vida, mas, felizmente, conseguimos executar corretamente os protocolos e estabilizamos as pacientes” explicou o médico socorrista.

Após toda a tensão para reanimar o bebê, ele e a mãe foram encaminhados pelo Samu para o HU, situado no bairro Cidade Universitária, na capital alagoana. “Foi um momento de muita tensão, mas, cumprimos mais uma vez o nosso papel de atendermos com agilidade e eficiência a mãe e o recém-nascido”, salientou a enfermeira socorrista do Samu Alagoas, Lizania Melo.

A equipe da USB estava composta pelas técnicas de enfermagem Rizoneide Alves e Cláudia Cesar. Como condutores socorristas das ambulâncias do Samu Alagoas, atuaram Miguel dos Santos e Cleber Romão.

Fonte: Secom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo