Brasil/MundoDestaque

Veja as novas regras para atendimento nas agências do INSS

Já nesta segunda-feira (04), o Instituto de Seguridade Nacional (INSS) passará a ter novas regras de atendimento em suas agências. As mudanças vão desde horário de abertura ao público, tipo de atendimento direito a acompanhante entre outras mudanças.

As mudanças foram efetivas a partir a edição da Portaria 1.027, publicada na última quinta-feira (29) no Diário Oficial da União.

As agências irão funcionar por 12 horas diárias, a agência será aberta a partir das 6h30 e as 10h. Já para o atendimento ao público em geral o atendimento terá início às 7h e às 8 h, com o funcionamento por 6h ininterruptas.

De acordo com a portaria para o público ter acesso a agência o segurado deverá apresentar documento oficial com foto. Já idosos e pessoas doentes terá que apresentar carteira de identidade e se tiver rasuras o funcionário deverá permitir a entrada.

Ainda de acordo com a portaria só será permitido a entrada de acompanhante daqueles que possuem deficiência auditiva.

No Art. 24 da portaria permite a entrega de documentos sem a exigência de procuração desde que seja documento simples. Toda via, a procuração ou qualquer instrumento legal será solicitado caso o representante necessitar manifestar-se sobre cumprimento de alguma exigência.

Já para os agendamentos a nova norma reintroduziu o prévio agendamento em quase todas as situações, para que o segurado possa ser atendido na agência. Qualquer segurado pode fazer seu agendamento pelo aplicativo meu INSS ou pelo 135, recebendo uma senha ao chegar na agência no dia e hora marcada.

Por Anderson Braga

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo