DestaquePolítica

“Debandada” de candidatos pode “implodir” chapa de federal do União Brasil

As desistências de pré-candidatos bem posicionados, a exemplo de Sérgio Toledo (PV) e João Caldas (União Brasil) – esta último ainda não oficializada – mudaram o cenário, enfraquecendo algumas chapas e fortalecendo outras.

No caso da desistência do atual deputado federal Sérgio Toledo, a solução foi rápida. O pré-candidato do PV a deputado federal Luciano Amaral “herdou” suas bases e manteve a expectativas da Federação PT/PV/ PCdoB fazer até dois federais.

No caso do União Brasil, a situação parece um pouco mais complicada. João Caldas disputava com o pré-candidato Alfredo Gaspar de Mendonça – de acordo com alguns analistas – a primeira vaga do partido. A estimativa era que o UB faria 2 federais.

O problema é que o UB sofreu outras baixas. É o caso de Michel Freire, filho do deputado estadual Tarcizo Freire, que era pré-candidato pelo partido e anunciou na semana passada que não vai mais disputar o mandato de federal.

Depois da desistência – ainda não oficial – de JC, outros pré-candidatos do UB, especialmente os “rabo de chapa” já avisaram que vão desistir.

A disputa “para valer” no UB no momento se daria entre três nomes por uma vaga. Além de Gaspar, os ex-prefeitos Marcius Beltrão (Penedo) e Rodrigo Valença (São José da Laje) também teriam alguma chance.

Michel Freire, por exemplo, teria acertado segundo interlocutores do UB, apoio com Rodrigo Valença por orientação de Arthur Lira (PP). Seria uma tentativa de manter os pré-candidatos “animados” após a saída de Caldas.

O problema é pelo menos outros três nomes que estava listados na chapa, com densidade eleitoral em Maceió e no interior, já anunciaram que vão desistir. E se isso for confirmado, anote, a chapa de federal do UB pode “implodir” – literalmente.

Enquanto a crise se instala no UB, outros partidos, a exemplo do PSB de JHC começam a sonhar com uma vaga – o que nem sequer se cogitava há uma semana. Mas essa é outra história.

Fonte: Blog do Edivaldo Júnior

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo