Brasil/MundoDestaque

Para baratear carro popular, governo pode reduzir impostos para a indústria

O governo passou a quarta-feira (24) conversando com o setor automotivo para fechar o pacote de medidas que têm o objetivo de baratear o carro popular.

O anúncio está previsto para esta quinta-feira, Dia da Indústria, às 10h.

Fontes que participam das conversas afirmam que a ideia do Planalto e do Ministério da Indústria é realizar uma redução de impostos para o segmento.

O corte na alíquota do IPI já era dada como praticamente certa por interlocutores que participam das negociações, mas o setor tentava, até a noite desta quarta, incluir também o PIS e a Cofins nas previsões de redução.

Isso porque o IPI já tem alíquotas reduzidas para os carros mais baratos. Logo, um corte desse tributo não teria tanto efeito no preço final.

Linhas especiais de crédito, oferecidas por bancos públicos, também estavam na mesa de discussão.

Nesta quarta-feira, após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da Stellantis, Antonio Filosa, afirmou que o setor está sofrendo com os juros altos. A empresa controla a Fiat, a Jeep e a Citroen, entre outras, com participação de 33% no mercado doméstico.

“O juro é difícil de resolver de um dia para o outro. Mas é possível pensar em mecanismos de acesso ao crédito que possam facilitar. Por exemplo, melhorando o nível de garantias reais, usando alguns ativos que o governo tem, e assim por diante”, declarou o executivo da Stellantis.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo